O Governo de Cabo Verde declarou hoje, 30 de abril, situação de calamidade nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago e Fogo.

A situação é declarada com base no quadro epidemiológica atual, no agravamento do risco de contaminação no país, decorrente da propagação da COVID-19 e na necessidade de reforço das medidas de prevenção e contenção atualmente em vigor, a reagir e a repor a normalidade das condições de vida.

Medidas aplicáveis nas ilhas em situação de calamidade

  1. São encerrada as instalações e proibidas as atividades coletivas de desporto, de lazer e de diversão;
  2. São encerradas as instalações e proibidas as atividades públicas, artísticas e culturais, quando realizadas em condições que ultrapassa a lotação máxima de 150 pessoas, que favorecem a aglomeração de pessoas, que não garantem o distanciamento físico e não cumprem com as regras sanitárias especificamente aprovadas para o efeito;
  3. Permanecem encerradas todas e quaisquer atividades de lazer e diversão em estabelecimentos com espaços utilizados para dana, nomeadamente discotecas, clubes, pub dancing e salões ou nos locais onde se realizem festas.

Medidas específicas aplicáveis

  1. São proibidas as festas, seja, privadas, públicas ou em espaços públicos, ainda promovidas por ocasião do 1º de maio;

Ler mais aqui