Assembleia geral 2020

Eleição de novos Corpos Sociais

Somos o Seu Parceiro Estratégico

Informações Relevantes

A Assembleia Geral Ordinária da CCB/AE terá lugar no dia 04 de setembro de 2020, sexta-feira, pelas 16 horas. A reunião será coordenada a partir da ilha de S. Vicente, com conexão às demais ilhas (espaços indicados) de Barlavento por videoconferência.

Local em cada ilha:

• S. Antão – Hotel Art Resort
  • S. Vicente – Jotamonte
  • S. Nicolau – Delegação da CCB (R.ª Brava)
  • Sal – Hotel Oásis Atlântico
  • Boa Vista – Delegação da CCB (Sal Rei)

Ordem do dia:

1. Discussão do Relatório de Atividades e Contas de 2019 (click aqui para baixar o relatório preliminar)
  2. Eleição de novos Corpos Sociais da CCB para o período 2020 – 2024

Mais informações:

1. A Assembleia geral é constituída pela universalidade dos membros no pleno gozo dos seus direitos associativos (art.º13º dos Estatutos). Considera-se no pleno gozo dos seus direitos associativos, os membros inscritos há mais de 3 meses, não se encontrem suspensos (suspende-se pelo não pagamento de mais de 3 meses de quota – art.º9º/1) e tenham pago todas as quotas vencidas. Qualquer membro pode fazer-se representar, de preferência por outro membro, com poderes para o efeito ou por carta dirigida ao presidente da mesa, a quem competirá decidir a validade da mesma;
  2. Quórum (17º dos Estatutos): A Assembleia Geral considera-se validamente reunida quando estiverem presentes fisicamente, por videoconferência ou representados, mais de metade dos seus associados ordinários no pleno gozo dos seus direitos. Perante a não comparência do mínimo exigido, considera-se convocada para nova reunião, a ter lugar uma hora depois, a qual poderá deliberar validamente com qualquer número de associados;
  3. Eleições (19º dos Estatutos): Os órgãos sociais são eleitos pela AG, formada pelos associados ordinários com mais de três meses de inscrição, que à data da convocação da AG se encontrem no pleno gozo dos seus direitos;
  4. As listas devem ser compostas por candidatos para todos os órgãos (AG, Direção e Conselho Fiscal), sendo estes constituídos por associados ordinários, em pleno gozo dos seus direitos associativos. As listas devem ser subscritas por pelo menos 1/5 dos presentes e representados.

Clique aqui para imprimir a nota informativa do Presidente da Mesa da Assembleia.

Dos Estatutos e Regimento

Artigo 17.o dos Estatutos

Ponto 1 – Assembleia Geral só se considera validamente reunida quando estiverem presentes ou representados mais de metade dos seus Associados.

Ponto 2 – Se, na data e hora marcadas, não comparecer o mínimo de membros indicados no número 1, a Assembleia Geral considerar-se-a convocada para nova reunião, a ter lugar uma hora depois, à mesma data, a qual poderá deliberar validamente com qualquer número de Associados presentes ou representados.

Só serão considerados membros no pleno gozo dos seus direitos associativos os que tiverem regularizadas as quotas até o mês de junho de 2020, inclusive.

Artigo 9.º do regimento

1. A eleição dos órgãos será organizada pela apresentação de listas concorrentes.
  2. Cada Lista será composta de acordo com o previsto nos estatutos.
  3. Os grupos proponentes deverão apresentar candidaturas para todos os órgãos.
  4. Só poderão candidatar-se à eleição as listas que sejam propostas e subscritas por, pelo menos, um quinto dos membros presentes e representados.
  5. Havendo mais do que uma lista concorrente, serão as mesmas identificadas por diferentes letras do Alfabeto.
  6. A apresentação das listas serão feitas impreterivelmente até 30 minutos antes da votação.

Artigo 10.º  do regimento

1. Serão válidas as listas que, além dos demais requisitos referidos no artigo anterior, venham instituídas com aceitação individual de cada membro candidato.
  2. A forma de aceitação individual será produzida pela assinatura do próprio, tratando-se de pessoa singular, ou pelas assinaturas com que se obrigam ou carimbo, no caso de pessoa coletiva.

Condições de participação e benefícios

A CCB criará as condições logísticas necessárias para a participação, por videoconferência, dos associados com sede nas ilhas de Antão, S. Nicolau, Sal e Boa Vista. Os locais serão oportunamente divulgados.

Aos associados que preferirem viajar a S. Vicente, a CCB suportará as despesas de transporte e alojamento dos associados, mediante apresentação de faturas até o dia 30 de setembro:

S. Antão (Porto Novo):

• 100% das despesas de transporte marítimo
  • Despesas de alojamento até 5.000 ECV

S. Antão (Ribeira Grande e Paúl):

• 100% das despesas de transporte marítimo
  • Despesas terrestres até 3.000 ECV
  • Despesa de alojamento até 5.000 ECV

S. Nicolau, Sal e Boa Vista

• 100% das despesas de transporte marítima ou 50% das despesas de transporte aéreo
  • Despesas de alojamento até 3.000 ECV

Inscrição prévia. Não sendo obrigatória, ajuda-nos a planificar