Guias de Turismo beneficiam de formação profissional

Uma iniciativa do Ministério do Turismo e Transporte, financiada pelo PNUD e executada pela Câmara de Comércio de Barlavento.

FORMAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO

Os Guias de Turismo têm sido determinantes na valorização e promoção do destino turístico de Cabo Verde no seu todo e de cada ilha em particular, razão da especial atenção que o Ministério do Turismo e Transporte (MTT) atribui a esses profissionais, particularmente neste período. A classe posiciona-se na lista das mais fustigadas pelos impactos económicos e financeiros decorrentes da pandemia da doença COVID-19, ao lado de outros segmentos de atividades turísticas.

A formação, de iniciativa do MTT e financiada pelo PNUD, foi avaliada de bastante oportuna e pertinente, por ter permitido reforçar as competências e condições profissionais dos Guias em exercício, para além do apoio financeiro que lhes foi atribuído, numa altura em que as atividades turísticas são praticamente nulas.

A coordenação e execução esteve a cargo da Câmara de Comércio de Barlavento, na base de uma parceria especial com o MTT. A formação foi desdobrada em 2 grupos de trabalho e abrangeu um total de 30 participantes, 190 horas, combinando aulas teóricas com exercícios práticos em pontos de interesse turístico da ilha.

A nível local, a CCB contou com o suporte da Associação dos Guias de Turismo de S. Antão.