Programa de Certificação de Empresas em SGQ

14
Nov

  

Programa de Certificação de Empresas em SGQ

Há muito esperado, o programa que permitirá a várias empresas da região de barlavento a certificação em qualquer um dos SGQ, o caminho mais direto para assegurar a competitividade num mercado cada vez mais concorrido.

Cerca de um milhão de escudos cabo-verdianos é o valor desagregado que será investido pelo Estado de Cab Verde em cada uma das empresas selecionadas, através do “Projeto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”.

Quem pode candidatar-se?

Qualquer empresa com ligação direta ou indireta ao turismo nacional, fornecedora da cadeia hoteleira, da restauração e serviços de catering, do ship chandler, entre outros.

Qualquer especialista com potencial para a carreira de Auditor e/ou Consultor de SGQ.

Metodologia de intervenção

Diagnóstico

Identificação, formalização e hierarquização dos problemas no seio de cada empresa e coincide com uma auditoria inicial de diagnóstico, e deve ser implementada

Formação em Sala

Capacitação dos colaboradores das empresas selecionadas, tendo por base requisitos, informações e orientações recolhidos.

Formação Personalizada ou Consultoria

Realização de atividades de capacitação em ambiente de trabalho para o desenvolvendo do plano de ação especifico a cada empresa. A intervenção de consultoria formativa nas empresas, efetuada em regime de coaching com a equipa de projeto, é direcionada para a resolução de constrangimentos e para a dinamização e desenvolvimento dos projetos de certificação em cada empresa.

Financiamento do Banco Mundial

O programa é cofinanciado pelo “Projeto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”, coordenado pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais.

Estrutura do programa

O projeto tem a duração de 9 (nove) meses, findos os quais as empresas estarão preparadas para a certificação, segundo as respetivas normas.

Fase 1: Divulgação, seleção e imersão no Programa

  • Seleção das empresas
  • Ateliers de imersão no programa

Fase 2: Formação de Consultores/Auditores

Formação em sala para situar a auditoria no contexto dos Sistemas e Metodologia, preparar uma auditoria interna, visitas de auditorias, relatório e apresentação de resultados da auditoria.

Fase 3: Introdução ao Sistema de Gestão, de acordo com os referenciais

Fase 4: Preparação das empresas para implementação do SG

  • Identificação e caracterização da estrutura documental e dos processos a controlar pelo SG;
  • Construção e implementação do SG;
  • Pilotagem do processo de obtenção da certificação

Fase 5: Acompanhamento da auditoria externa

Fase 6: Certificação

Condições de inscrição e participação

A participação é gratuita, dado que o programa é financiado pelo “Projeto de Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo”, do Banco Mundial.

A inscrição estende-se até o dia 12 de janeiro de 2018.

Os critérios de seleção são:

Caraterística da empresa:

  • Ramo de atividade (industria, ambiente, logística, saúde, entre outros)
  • Capacidade técnica e financeira para implementar o SGQ

Prazo de inscrição

Para se inscrever, a empresa (Formulário Empresa) ou o consultor/auditor candidato (Formulário Auditor/Consultor) deve preencher o respetivo formulário e remete-lo para sede@becv.org.

Alerta

Existem num total 16 vagas para as empresas em cada uma das regiões, pelo que o critério “prazo” é importante.