Comunicação, Liderança e Gestão de Equipas

8
Out

A realidade organizacional atual exige, cada vez mais, competências de cooperação, coordenação de pessoas e equipas em contextos complexos e multidisciplinares. Neste sentido, a gestão da comunicação e o media training encerram um papel primordial que assenta em dois propósitos:

  • Proporcionar informação para que as pessoas possam conduzir uma entrevista eficazmente;
  • Desenvolver as atitudes necessárias para o fortalecimento da imagem de qualquer organização ou pessoa pública.

Paralelamente, também a liderança e gestão de equipas se assumem como competências fulcrais no aglutinar de vontades dos vários atores que aí intervêm, rumo à concretização de objetivos comuns.
A partilha destas novas guidelines poderá assumir-se, igualmente, como um trampolim propulsor que facilitará a superação pessoal e a transposição de obstáculos, promovendo também um sentimento de orgulho na equipa que conduz.
Num treino experiencial, intensivo e prático (Circular Informativo), irá sentir mais confiança no contacto com os media e, assim, evitar erros que possam afetar a sua credibilidade, garantindo a preparação de uma comunicação eficaz e assertiva.

Objetivos gerais

Preparar convenientemente as intervenções públicas nos órgãos de comunicação social é o desígnio central do programa “Media Training“.
Ao longo de 1,5 dias (12 horas), os formandos poderão recolher competências que potenciema transmissão eficaz de mensagens mediáticas, assegurando uma postura
adequada na condução de entrevistas.

Objetivos específicos

  • Adotar estilos comunicacionais assertivos e eficazes;
  • Saber delinear um discurso, num período controlado de tempo;
  • Assumir uma boa linguagem corporal, gestual, vocal e facial;
  • Controlar e adequar as mensagens a transmitir, perante situações problemáticas ou de crise;
  • Saber preparar uma apresentação ou entrevista junto dos media;
  • Dominar técnicas de gestão do stresse.

Metodologia

O formato do media training é adaptado de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser feito individualmente ou em grupo.
Será utilizada metodologia ativa e participativa, baseada em role plays e simulações de situações reais de entrevistas aos diferentes tipos de media, com recurso a câmaras, microfones, sistemas de luz e som, entre outros; para posterior visionamento e análise do comportamento de cada participante.

Coordenador - Júlio Magalhães

Natural do Porto, viveu a sua infância em Angola, de onde regressou à cidade natal em 1975. Embora tenha frequentado o Curso de Direito, acabou por se licenciar em Comunicação Social, da qual fez profissão desde muito cedo. Aos 16 anos ingressa como colaborador de “O Comércio do Porto”, na área de desporto, entrando para os quadros deste matutino dois anos após. Foi ainda jornalista no “Jornal Europeu”, no semanário “O Liberal” e na “Rádio Nova”.

Em 1990 estreia-se na RTP, onde além de jornalista e repórter, apresentou o programa da manhã e o Jornal da Tarde.

Atualmente, Júlio Magalhães é uma dos rostos mais conhecidos da TV portuguesa, tendo sido Diretor de Informação da TVI (2009-2011), e desempenhando o cargo de Diretor Geral do Porto Canal desde 2012.É também um escritor de sucesso, destacando-se da sua produção literária os “best-sellers” “Um Amor em Tempo de Guerra”, “Longe do Meu Coração” e “Por Ti Resistirei”.

Objetivo global

O programa visa fornecer aos participantes instrumentos e guidelines de forma a fomentar o empowerment das sua equipa, e a tornar a sua liderança mais situacional.

Objetivos específicos

  • Evidenciar mecanismos de atuação sobre o outro em função das suas competências e grau de empenhamento nas tarefas; 
  • Influenciar os contextos organizacionais a prosseguir uma visão partilhada;
  • Gerir equipas, identificando fenómenos específicos do seu funcionamento;
  • Gerir as próprias emoções em situações de exigência e complexidade; 
  • Tomar decisões, evidenciando proatividade na análise de variáveis;
  • Gerir por objetivos, motivando os outros a segui-los.

Programa

Liderança (6h)

  • Liderança Situacional
  • Liderança pelos resultados e pelas pessoas
  • Fomentar Delegação e Empowerment
  • Competências para uma Liderança Eficaz

Gestão de Equipas (6h)

  • Características de uma equipa de Alto Rendimento
  • Coesão e Team Building
  • Confiança e Coordenação Efetiva
  • Assertividade, Empatia e Feedback

Coordenador - Jorge Sequeira

Jorge Sequeira é um dos maiores motivational speakers nacionais. Já participou no desenvolvimento comportamental de mais de uma centena de Empresas, como o Carrefour, Efacec, EDP, Sonae, Worten, Zurich e Pepsi.
A sua acção incide essencialmente nas áreas da Inteligência Emocional, Resiliência, Gestão do Talento, Liderança, Motivação e Condução de Equipas.
É docente universitário e o seu Doutoramento aborda o Treino de Competências Mentais. Fundou a empresa Team Building e é autor de várias Crónicas e Artigos científicos.
No âmbito da sua intervenção no alto rendimento desportivo, fez parte da equipa técnica do S.C. de Braga,com o Prof. Jesualdo Ferreira.
Também é comentador na TV e preletor nos cursos para treinadores. Nesta qualidade, foi professor de vários técnicos de nomeada, entre os quais José Mourinho.

Data: 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro 2019

Local: Sala de Conferências da CCB, em Mindelo

Horário: Das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Para este programa de 3 dias, a CCB propõe um investimento de 20.000 ECV, podendo ser liquidado em 2 prestações mensais, iguais e consecutivas, sendo a primeira com a inscrição.

A data limite para inscrição é 18 de outubro, mediante liquidação de 50% do valor.

Inscrição

Para inscrição pode usar as seguintes opções:

Formulário (clique aqui) para preenchimento manual e envio para sede@becv.org.

Pode também inscrever-se usando o formulário online que se segue:


Seu nome

Seu e-mail

Contacto Telefónico

Nome da Empresa, quando se aplica

Ilha

Nome da Missão

Principais Interesses